terça-feira, 6 de setembro de 2011

Recife e Olinda preparam vasta programação cultural para o verão





Recife e Olinda preparam vasta programação cultural para o verão. Imagem: Prefeituras de Recife e Olinda / Divulgação
Prefeituras de Recife e Olinda / Divulgação

Programações literárias, circenses, shows internacionais, exposições e atrações diárias todas as noites. É o verão pernambucano, que ainda não chegou mas já brinda os turistas na estação mais quente do ano com uma programação capaz de seduzir os mais variados gostos culturais. A partir deste mês até novembro, quem desembarcar na terra do frevo e do maracatu irá dispor de um cardápio variado de atividades.

Mais conhecido lá fora por ser um destino do dueto sol e mar, é no último trimestre do ano que Pernambuco reafirma sua vocação como seara para os amantes das artes. Pesquisas da Secretaria de Turismo de Pernambuco apontam que os atrativos do patrimônio histórico e cultural já são o segundo fator decisivo em relação à escolha do destino.


A programação começa agora em setembro, com uma maratona musical na Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo). A partir da próxima segunda-feira até o dia 11, as igrejas e praças se tornam palco para atrações como o som único do grupo francês de influência portenha Gotan Project e do minimalista Philip Glass, um dos mais influentes compositores do século 20. No evento, Glass – em apresentação inédita no estado – fará um concerto em dueto com o violonista californiano Tim Fain, mais conhecido por sua atuação como solista ao lado de Natalie Portman no filme Cisne Negro.

No mês de outubro, a capital do frevo ganha todos os ritmos com o Festival Internacional de Dança do Recife. Realizado na segunda quinzena do mês, o evento reúne, há 15 anos, atrações das mais diversas vertentes e países, ocupando ruas, espaços comerciais e teatros, além de oferecer aulas para profissionais, estudantes e a população em geral. Os espetáculos em teatros são oferecidos a preços populares e a programação de rua é gratuita.

Em novembro, o destaque fica por conta da literatura. Entre os dias 11 e 15 de novembro, Olinda sediará a VII edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), cujo tema será Oriente e suas aproximações com o Brasil. Homenageará tambén o escritor Gilberto Freyre, autor do primeiro guia turístico do Brasil, o Guia prático, histórico da cidade do Recife, em 1934.

Entre os nomes já confirmados para a edição de 2011 estão o indiano Deepak Chopra, o caribenho Derek Walcott (Prêmio Nobel de Literatura em 1992), a poeta e jornalista libanesa Joumana Haddad e o brasileiro Fernando Morais. Além da programação literária, a festa contará com espaços e ações destinadas às crianças e aos adolescentes, feira, espaço dedicado às novidades da literatura no âmbito da tecnologia, circuito gastronômico e de cinema, além de ações voltadas à preservação do meio ambiente.

Os organizadores da VII Fliporto vão investir cerca de R$ 3,5 milhões no evento, no qual esperam reunir um público de 80 mil pessoas, nos cinco dias de festa, em função também do feriadão da Proclamação da República, no dia 15. A Fliporto é, atualmente, a segunda feira literária do país, perdendo apenas para a de Paraty. Programação para turistas e moradores neste verão 2011.

Saiba mais

Confira algumas atrações

Todos os meses

Viva o Recife Antigo
Dança de salão na rua às quintas-feiras, shows com ritmos variados como jazz, forró, MPB, samba e frevo às sextas e sábados e programação infantil aos domingos à tarde.

Setembro

Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO) 5 a 11 de setembro
Maratona de música nas igrejas e espaços públicos do sítio histórico de Olinda. Entre as atrações, Gotan Project.

Outubro

Festival Internacional de Dança do Recife
O evento é na segunda quinzena do mês e reúne atrações nacionais e internacionais das mais diversas vertentes.

Novembro

Fliporto
De 11 a 15 de novembro, a Festa Literária Internacional de Pernambuco toma conta das ladeiras do sítio histórico de Olinda. Mais em www.fliporto.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário