Foto: Agência Brasil
Acaba de morrer em São Paulo o ex-presidente e senador Itamar Franco, aos 81 anos, em São Paulo. Itamar Augusto Cauteiro Franco nasceu em 28 de junho de 1930. Era senador pelo PPS por Minas Gerais. Itamar nasceu a bordo de um navio e foi registrado em Salvador, na Bahia.
Itamar descobriu este ano uma leucemia e estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando uma pneumonia.
O corpo do ex-presidente será velado em Juiz de Fora, cidade que administrou em duas ocasiões, e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Itamar foi presidente da República entre 29 de dezembro de 1992 e 1º de janeiro de 1995. Era vice de Fernando Collor, que sofreu impeachment. A principal marca de seu governo foi a implantação do Plano Real, em 1º de julho de 1994.
HISTÓRIA - Órfão de pai, que morreu de malária antes do nascimento de Itamar, o ex-presidente teve uma infância pobre em Juiz de Fora, Minas Gerais. Formou-se nessa cidade, em 1945, em engenharia e eletrotécnica.
Ingressou na política pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Elegeu-se prefeito de Juiz de Fora em 1966 e 1972. Foi senador por Minas Gerais em 1974 e 1982, já pelo PMDB.
Quatro anos depois, em 1986, Itamar migrou para o PL, após divergências com o diretório mineiro do PMDB. Ele chegou a concorrer ao governo de Minas, mas perdeu a disputa para a antiga legenda.
Em 1989, durante as primeiras eleições diretas para presidente depois da ditadura militar, Itamar foi eleito vice-presidente do Brasil pelo PRN, na chapa Collor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário