segunda-feira, 25 de julho de 2011

Livro comemora os 30 anos do título de Olinda de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade


A mesma dupla que esteve reunida no início dos anos 80 para elaborar o dossiê encaminhado à Unesco reivindicando o título histórico voltou a juntar os talentos

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

Em 2012, Olinda vai comemorar 30 anos do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco. Neste sábado (23), foi lançado um livro que marca o início dessa programação de aniversário.

Olinda é uma cidade que merece o nome que tem: é incrivelmente linda nos mais diferentes ângulos, em todas as direções. Olinda enche os olhos dos visitantes. Há mais de 30 anos o artista plástico Pedro Jorge de Oliveira tenta reproduzir com pincéis e tintas toda a beleza de Olinda. "É uma fonte de inspiração inesgotável", garante.


O mundo se rendeu a tanta beleza e deu a Olinda o título de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade. Para que esta conquista não seja esquecida, o projeto "Linda Olinda" começa a homenagear a cidade antecipando o aniversário de 30 anos da consagração como um patrimônio de todos.

A mesma dupla que esteve reunida no início dos anos 80 para elaborar o dossiê encaminhado à Unesco reivindicando o título histórico voltou a juntar os talentos. Desta vez a designer pernambucana Gisela Abad  e o fotógrafo carioca Pedro Lobo produziram um livro luxuoso com imagens de duas épocas distintas de Olinda.

Nas 208 págians estão fotos de 29 anos atrás, tiradas em preto e branco para o dossiê, e imagens mais recentes, coloridas, clicadas no ano passado. Foi difícil escolher entre quase 10 mil imagens da releitura que o fotógrafo fez da cidade. Ele encontrou uma mistura que torna Olinda única. "O que mantém Olinda viva e que faz dela essa coisa especial é a combinação de natureza, arquitetura e cultura", diz Pedro Lobo.

O livro é escrito em português, inglês e francês para que chegue a um número maior de leitores. Exemplares serão distribuidos para as escolas públicas do Centro Histórico de Olinda além dos CDs sobre educação patrimonial. O projeto alerta sobre a necessidade de cuidar de um tesouro da humanidade que está tão perto, sob a responsabilidade de todos os peranmbucanos. "É para chamar a atenção de que a gente tem coisa muito especial aqui e que nem sempre damos a importância devida às especialidades que compõem este sítio histórico", afirma Gisela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário