sábado, 23 de julho de 2011

Lula recebe títulos de Doutor Honoris Causa e comenta crise nos Transportes


Diplomas foram concedidos pela UFPE, UFRPE e UPE e entregues ao ex-presidente no Teatro de Santa Isabel, no Recife, nesta sexta

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira (22), no Recife, os títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos pelas universidades Federal (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). Na ocasião, Lula defendeu a apuração de todas as denúncias envolvendo funcionários do Ministério dos Transportes.

Lula deixou o Palácio do Campo das Princesas ao lado do governador Eduardo Campos. Cercado por seguranças e jornalistas, caminhou os poucos metros entre o Palácio e o Teatro de Santa Isabel. Antes de receber os títulos de Doutor Honoris Causa, Lula não foi modesto e explicou por que se sente merecedor da homenagem. No teatro, o ex-presidente foi recebido com aplausos pela plateia formada por professores.


Os reitores da UFPE, Amaro Lins; da UFRPE, Valmar Corrêa de Andrade; e da UPE, Carlos Calado, explicaram os motivos para homenagear o ex-presidente com os diplomas de Doutor Honoris Causa. Os três reitores destacaram o desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia durante os oito anos em que Lula governou o Brasil. Os títulos foram concedidos pelas três universidades entre os anos de 2002 e 2009, mas o então presidente Lula quis receber as homenagens apenas quando deixasse o cargo.

O ex-presidente recebeu as vestes de doutor: a manta e o chapéu de cor vermelha, que simboliza as ciências humanas. No discurso, Lula lembrou a infância em Pernambuco, falou do esforço de seu governo para aumentar a rede de universidades e escolas técnicas federais e das políticas de inclusão que fizeram com que os mais pobres tivessem acesso aos cursos de nível superior.

Na primeira entrevista à imprensa depois de ter recebido o título de doutor, Lula foi lembrado de uma declaração que ele fez nos anos 90 em que chamou mais de 300 parlamentares de Brasília de picaretas com anel de doutor. Lula também comentou o que acha da atual crise do Ministério dos Transportes, em que vários funcionários foram exonerados depois das denúncias de fraudes em licitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário