terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto “Verão Ambiental: Essa é a nossa praia!” mobiliza banhistas e turistas nas praias de Olinda


Prefeitura de Olinda e CPRH promoverão atividades lúdicas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental

Por Filipy Melo
Projeto Verão Ambiental em 2010. Foto: Jônatas Lima/Pref.Olinda
Projeto Verão Ambiental em 2010. Foto: Jônatas Lima/Pref.Olinda
Com a chegada do verão e das férias, em dezembro, muitas pessoas aproveitam para viajar com os familiares e amigos, conhecer novos lugares e, principalmente, ir à praia. Apesar da estação do calor proporcionar descanso e entretenimento a milhares de banhistas e turistas, após o lazer a areia das praias costuma virar um verdadeiro depósito de lixo. E foi pensando na preservação da natureza dos biomas costeiros que a Prefeitura de Olinda aderiu ao projeto “Verão Ambiental: Essa é a nossa praia!”, realizado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

No próximo dia 03 de dezembro, será realizado um cortejo lúdico com a participação dos personagens Tortuga, Eusébio e Chico percorrendo as praias de Bairro Novo a Casa Caiada. A concentração será às 08h, na Praça Duque de Caxias, em Bairro Novo. O fechamento do evento acontecerá no dia 15 do mesmo mês, na Escola Municipal Maria da Glória Advíncula, localizada no Largo do Guadalupe.
O projeto, que já está na sua segunda edição, segue até janeiro de 2012, e visa alertar as pessoas, de forma lúdica, sobre a importância da preservação ambiental, especialmente no período de veraneio.
No último dia 28 ocorreu uma reunião com os gestores e técnicos ambientais dos municípios engajados no projeto, na Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Meio Ambiente de Olinda. Na ocasião houve a entrega de cartilhas e a apresentação de um vídeo educativo sobre a importância da preservação e os cuidados a serem tomados pelos banhistas e demais frequentadores das praias do Estado.
Segundo informações da CPRH, todo o material de educação ambiental utilizado nas ações (cartilhas, vídeos, conteúdo das capacitações, peça teatral) foi elaborado a partir de informações e conteúdos apresentados e discutidos pelos representantes dos setores dos municípios, que participaram das oficinas realizadas na primeira edição do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário