quarta-feira, 6 de julho de 2011

Harry Potter é monumental, diz primeira crítica

Jornal inglês avalia que o filme é aterrorizante e muito melhor que o livro de J.K. Rowling


HogwartsDivulgação
Para o crítico, o grande triunfo do filme é "superar as deficiências da escrita de J.K. Rowling"


Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 ganhou a sua primeira crítica nesta terça-feira (6). O jornal britânico Daily Telegraph convidou o crítico Philip Womack para escrever suas impressões sobre o aguardado capítulo final da série. Ele revela alguns detalhes que podem ser considerados spoilers, portanto, se você não quer saber o que acontece na história, não continue lendo esta matéria.
Para o crítico, o grande triunfo do filme dirigido por David Yates é "a habilidade em superar as deficiências da escrita de J.K. Rowling". Womack avalia que no último volume, a renomada autora falhou em dar o tom épico que precisava a história. Ele avalia que, no papel, "a batalha final em Hogwarts não passa de um tedioso relato".

Novo Harry Potter só para maiores de 14 anos

Em relação ao filme, no entanto, não faltam bons adjetivos, ainda comparados ao livro original. Yates transforma o que há de enfadonho nas páginas "em um espetáculo genuinamente aterrorizante", com os alunos de Hogwarts lutando, ensaguentados, desesperadamente contra uma horda de Comensais da Morte que não param de berrar em seus ouvidos.
Womack ainda destaca a participação de Neville Longbottom (Matthew Lewis) que, tendo quase caído à beira da morte, retorna com um triunfal e cômico "Foi por pouco" (ou algo nessa linha, ainda sem tradução oficial), e de Bellatrix Lestrange, com uma atuação brilhante de Helena Bonham Carter.
Sobre o trio central da saga, claro, eles não desapontam, diz o crítico. Eles protagonizam cenas que Womack chama de "verdadeiro cinema monumental" cuja mensagem principal é a seguinte, seja você velho ou novo: sempre há uma escuridão dentro de nós, mas podemos superá-la.
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 estreia em 15 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário