terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Em Olinda, bombeiro aponta erros comuns na troca do botijão de gás


Validade da mangueira e do registro e modo de instalação exigem cuidados.
Materiais combustíveis também foram encontrados perto do botijão.

Do G1 PE

Faz parte das tarefas diárias trocar o botijão de gás de cozinha, atividade simples e que requer atenção. Áurea Albuquerque de Souza, moradora de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, recebeu a reportagem do NETV 1ª Edição imaginando que seu botijão estava sem problemas. Porém, o tenente do Corpo de Bombeiros Klebson Azevedo encontrou sete erros que podem provocar acidentes.


O primeiro erro encontrado foi a conexão do fogão com a mangueira, que era feita sem uma braçadeira, equipamento de metal que fixa o tubo no lugar correto. “A mangueira pode dobrar e soltar facilmente”, alerta Azevedo. Em segundo lugar, a mangueira estava dobrada, o que pode obstruir a passagem do gás. A tubo plástico também estava passando por trás do forno e o bombeiro destacou que o calor pode ressecá-la, comprometendo a segurança.

Outro grave problema apontado pelo tenente Azevedo foi em relação ao prazo de validade da mangueira, vencido há dez anos. Essa informação precisa estar legível, para que as pessoas não corram o risco de utilizar um material de forma irregular. O quinto erro diz respeito ao registro do botijão, aquela espécie de torneira metálica que fica no alto do equipamento - na casa de dona Áurea, o registro estava enferrujado e não tinha data de validade.

Como sexta dica, o tenente Averedo ressalta que “nunca se deve apertar o registro na hora de colocá-lo no botijão. É preciso uma ferramenta específica, que não exige muita força. A força deve ser a da própria mão”, assegura.  Finalmente, materiais combustíveis como plásticos e papelão, encontrados na cozinha, foram o  sétimo problema apontado pelo bombeiro.

Após as recomendações do tenente, dona Áurea gastou apenas R$ 30,00 para regularizar tudo. Depois de trocar o botijão, o bombeiro recomenda que se faça o teste de praxe, passando uma esponja com água e sabão no registro, para verificar se há vazamento - o que é indicado com a formação de bolhas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário