quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bueiros sem grade de proteção preocupam moradores de Olinda


O risco de acidentes aumenta nos dias de chuva; segundo a Prefeitura de Olinda, um levantamento está sendo feito para saber quantas tampas de bueiros precisam ser repostas

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
A população de Olinda está preocupada com os bueiros sem grade de proteção existentes em algumas ruas da cidade. É que, neste período de chuvas, o risco de acidentes é ainda maior e eles podem até resultar em morte, como aconteceu no final da tarde do último sábado (16), quando a estudante Tâmara Santos Passos, de 13 anos, morreu ao cair em um bueiro aberto na calçada da avenida São Miguel, em Bairro Novo.


Esquina das ruas Cleto Campelo e João Manguinhos, em Bairro Novo. Este é o endereço de um buraco que, de acordo com os moradores, traz riscos de acidentes para donos de veículos e pedestres há mais de seis meses.

“Foi colocada uma tampa de ferro, mas eu acredito que alguém veio e tirou a tampa de ferro à noite. Temos uma creche de crianças até 5 anos, então é um risco a mais, porque, quando chove, vira um rio”, afirma a gerente financeira Shirlene Alves.

Em uma rua próxima, a Alberto Lundgren, o asfalto praticamente desapareceu. As avenidas movimentadas da cidade, como a Carlos de Lima Cavalcante, também não escapam do roteiro de buracos. Em alguns pontos, mesmo sem chuva, os alagamentos não diminuem e acabam cobrindo os buracos.

O empalhador de cadeiras Luiz Ramos trabalha bem perto de um bueiro sem tampa ou proteção. Ele diz que já viu muita gente se acidentar no local. “Caiu uma menina de 13 anos e teve que ser três pessoas para puxá-la pelo braço porque é muito fundo o buraco”, conta.

Cinco anos: este é o tempo de existência do buraco que já toma metade da calçada da avenida Chico Science, no bairro dos Bultrins. Isso segundo moradores e pessoas que trabalham no local, em que já ocorreram muitos acidentes. “Quando está muito alagado, não tem como a pessoa se guiar”, afirma o funcionário público Aziel Tavares.

No bueiro onde caiu a estudante Tâmara Santos Passos, foram colocados cavaletes. Mas os riscos de novos acidentes permanecem, já que o buraco continua aberto no meio da calçada.   
A Prefeitura de Olinda informou, por meio de uma nota, que a Secretaria de Serviços Públicos faz, regularmente, a manutenção da rede de canaletas, galerias e caixas coletoras da cidade. Também de acordo com a prefeitura, está sendo realizado um levantamento para saber quantas tampas de bueiros ainda precisam ser repostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário