segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ação social beneficia comunidade de Jardim Brasil I


Serviços como vacinação, testes de HIV, exame de mamografia, HGT e muito mais foram disponibilizados à população

Por Pedro Morais
Equipe atendeu à população - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda
Equipe atendeu à população - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda
Uma parceria envolvendo a Secretaria de Saúde de Olinda, através do Distrito Sanitário I, empresa Delta, Celpe, Senac e Sesc, durante todo dia de sexta-feira (12), na escola de Referência Desembargador Renato Fonseca, naquele bairro, contou com a participação efetiva da comunidade. Os serviços oferecidos movimentaram a população, que respondeu positivamente ao chamado das entidades responsáveis pela ação.
No total foram realizados 42 testes de HIV, 650 de glicose, 45 atendimentos de ouvidoria, 262 aferições de pressão, 46 exames de prevenção câncer de colo do útero, 80 exames de mamografia através da unidade móvel, 48 avaliações nutricionais e 38 psicológica, bem como 38 encaminhamentos diversos.
A mobilização também contou com serviço de imunização, sendo feito 200 vacinas hepatite B e tétano, 106 cortes de cabelos, e 90 limpeza de pele, além de 108 orientações e escovação em saúde bucal e 100 emissão de carteira de identidade.
PROGRAMAÇÃO – Na abertura, alunos do grupo Vozes do Verso daquele colégio realizaram apresentação com declamação de poesias e homenagens os pais. Já o pessoal do Núcleo em Educação Permanente de Saúde de Olinda – NEPS, exibiram apresentação teatral resumindo a importância do evento e os cuidados com a saúde.

Dentre as parcerias a Celpe trabalhou para ajudar a população a tirar dúvidas sobre as contas de energia e também dividir débitos. O SENAC contribuiu com cortes de cabelo, ensinou os cuidados com saúde bucal. O SESC, com higienização da pele.
A vigilância epidemiológica estava presente para indicar os ricos das doenças, como dengue, esquistossomose, leptospirose, entre outras. O teste rápido de HIV, aferição de pressão, consulta nutricional, retirada de documentos, como identidade e carteira de trabalho estavam sendo realizados.
O evento procurou atender as principais necessidades da população, que compareceram em grande número a previsão era que cerca de 300 pessoas fossem beneficiadas com todos os recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário