quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Olinda realiza ação de prevenção a Esquistossomose



Durante toda a semana, profissionais estarão fazendo coleta de exames para o controle da doença

Por Cristiane Cruz
Comunidade de Peixinhos é beneficiada com ação - Fonte: Secretaria de Saúde de Olinda
Comunidade de Peixinhos é beneficiada com ação - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda
A Secretaria de Saúde de Olinda em conjunto com a equipe do Distrito Sanitário I, realiza durante toda a semana na Policlínica de Peixinhos, das 8h às 12h, ação comunitária de inquérito de controle da Esquistossomose. Na ação está sendo feito coleta de exames para o controle da doença e também palestras educativas sobre o tema.
Estão presentes a Vigilância Epidemiológica, Distrito Sanitário I, NEP (Boneco da saúde e arte educadores) e Laboratório Municipal.
DOENÇA – A esquistossomose é uma doença parasitária, transmissível, causada por vermes do gênero Schistossoma denominado Schistosoma mansoni. Sua transmissão ocorre por meio do contato com águas contaminadas.
O período de transmissibilidade acontece a partir da 5ª semana, após a infecção. Na fase aguda pode apresentar febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia.
Em alguns casos o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Na forma crônica a diarreia se torna mais constante, alternando-se com prisão de ventre, e pode aparecer sangue nas fezes.
Além disso, sensação de plenitude gástrica, coceira no ânus, palpitações, impotência, emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento de seu volume. Nos casos mais graves da fase crônica o estado geral do paciente piora bastante, com emagrecimento e fraqueza acentuada e aumento do volume do abdômen, conhecido popularmente como barriga d’água.
O tratamento para os casos simples é domiciliar, com o uso de medicamentos e dosagens definidas de acordo com a idade e peso dos pacientes. Já os casos graves, geralmente requerem internação hospitalar e tratamento cirúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário