sábado, 20 de agosto de 2011

Jogos Participativos mobilizam escolas de todo o município


Cerca de cinco mil alunos de 53 instituições das redes municipal, estadual e particular de Olinda estão inscritas na competição. A solenidade de abertura é segunda (22) na Vila Olímpica de Rio Doce

Por Filipy Melo
Partida de Futsal dos X Jogos Participativos das Escolas de Olinda, realizados em 2010. Foto: Thabata Alves/Pref.Olinda
Partida de Futsal dos X Jogos Participativos das Escolas de Olinda, realizados em 2010. Foto: Thabata Alves/Pref.Olinda
Desde seu surgimento, na Grécia antiga, as competições esportivas vêm desempenhando um papel cada vez mais ativo na construção de valores e nas relações humanas. E é nesse ritmo de união que a Prefeitura de Olinda, por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Educação, dará início, no dia 22, à 11ª edição dos Jogos Participativos das Escolas de Olinda.
As competições acontecerão na Vila Olímpica, em Rio Doce, e nas diversas escolas parceiras. Os jogos irão até o fim do mês de setembro, sempre de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. A solenidade de abertura será às 14h, também na Vila Olímpica, e contará com desfile e apresentações culturais das instituições.
Este ano, o evento contará com a participação de 53 escolas, das redes municipal, estadual e particular. Cerca de cinco mil alunos, com idades entre 08 e 19 anos, disputarão as premiações; troféus e medalhas serão dados para os três primeiros colocados, tanto no grupo masculino como no feminino. Ambas as categorias foram divididas em pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, e mais duas reservadas exclusivamente para portadores de necessidades especiais.
Para participar dos jogos, todos os atletas deverão estar devidamente uniformizados. É imprescindível o uso de tênis adequado, calção, meias e camisas padronizadas com numeração, de acordo com a regra oficial. O mesmo critério de padronização também é válido para a comissão técnica.
Na última edição, o primeiro lugar do ranking geral ficou para o Colégio Santa Emília, da rede particular, com 337 pontos. Porém, este ano, a promessa gira em torno de uma competição mais acirrada, por conta da descentralização dos jogos.

Confira abaixo a lista de modalidades:

  • Coletivas: Futebol de campo, Futsal, Voleibol, Basquete e Handebol;
  • Individuais: Atletismo, Natação, Xadrez e Judô;
  • Praia: Futebol de areia e Voleibol 4×4.
Locais onde acontecerão as partidas:
  • Escola Compositor Antônio Maria
  • Colégio Dom
  • Colégio Nova Olinda
  • Academia Santa Gertrudes
  • Colégio de São Bento
  • Colégio Souza Leão
  • Colégio Imaculado Coração de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário