quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Olinda ganha elevador panorâmico


Cidade vai completar 30 anos como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade

Olinda, em Pernambuco, vai completar 30 anos como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Por isso, ganhou um presente que revela ângulos novos da cidade para os moradores e os turistas.

Não há lugar mais visitado em Olinda do que o Alto da Sé. A imponente catedral do século XVI é o principal monumento da cidade histórica. Foram necessários três anos de trabalho e R$ 4,5 milhões para deixar de cara nova o mais antigo cartão postal de Pernambuco.

O emaranhado da fiação dos postes, não aparece mais. A rua agora é um calçadão para os pedestres. As barracas de artesanato têm novo endereço: um mercado com vista para o mar.

O Alto da Sé é uma festa para os turistas.
Está sempre movimentado. Um lugar com música e sabores.

O maior presente de Olinda para comemorar os 30 anos do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade é o elevador panorâmico. Se os baianos têm o Elevador Lacerda, os pernambucanos, agora, têm o Elevador da Cidade Alta.

O elevador fica no ponto mais alto de Olinda. Por causa dele, o antigo prédio da caixa d’água que ainda abastece a cidade, ganhou uma nova função: se transformou em um mirante privilegiado.

No lugar, a 20 metros de altura dá para ver Olinda por inteiro. E são imagens deslumbrantes que só agora são descobertas pelos turistas e moradores. “Nem a gente que mora aqui em Pernambuco imagina que seja tão bonito”, revela uma jovem.

Beleza em todas as direções: o farol, as torres de 22 igrejas do sítio histórico, o Recife e seus edifícios, o mar a se perder no horizonte. Um passeio por imagens e emoções.

“Tem que vir aqui porque a gente não dá conta de falar as belezas”, diz a aposentada Maria Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário