quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Luciana ou Renildo na Prefeitura de Olinda?


Especulações em torno da volta da deputada federal e ex-gestora da cidade Luciana Santos (2001 a 2008) para disputar a prefeitura ganham corpo por conta da baixa popularidade de Renildo Calheiros


 / Foto: Alexandre Severo/JC Imagem

Foto: Alexandre Severo/JC Imagem

Depois de o prefeito de Olinda (Grande Recife), Renildo Calheiros (PCdoB) não se colocar como candidato natural à reeleição, em entrevista à Rádio JC/CBN, as especulações em torno da volta da deputada federal e ex-gestora da cidade Luciana Santos (2001 a 2008) para disputar a prefeitura ganharam corpo. Como a popularidade de Calheiros vem sofrendo abalos, e a candidatura dele em 2008 foi mais uma imposição da executiva nacional do partido do que vontade própria, a tese é tida como plausível na seara comunista.


O presidente estadual do PCdoB, Alani Cardoso, não confirma nem desmente a chance de o prefeito abrir mão da tentativa de reeleição no próximo ano. “Não estamos debatendo eleição agora, ela só acontece daqui a um ano. Com uma antecipação tão grande, é precipitado querer falar em montar uma chapa”, desconversa.

Justo por isso ele assevera, também, que Luciana de maneira alguma é apresentada como peça do jogo eleitoral de 2012, embora a deputada seja o nome mais forte da legenda no município. “Ela não é pré-candidata. Está exercendo o seu mandato na Câmara Federal com competência”, afirma o dirigente.

Apesar de criticar a antecipação de candidatura em Olinda, o PCdoB de Pernambuco não aplica, por exemplo, o mesmo critério a Pesqueira, município do Agreste hoje governado por Cleide de Oliveira (PRB), de campo oposto ao dos comunistas. O nome trabalhado na cidade pelo partido é o do vereador de Alagoinha (Agreste) Augusto Simões. Candidato a deputado estadual em 2010, ele obteve 5.924 votos no município, sendo o segundo na preferência do eleitorado pesqueirense.

A possibilidade de Luciana vir a tentar o terceiro mandato gerou comentários de que Renildo também poderia estar cotado para assumir o Ministério dos Esportes, caso o ministro Orlando Silva não resista a denúncias de corrupção na pasta, divulgadas esta semana. Mas Alani avisa que essa tese não tem cabimento. “Ele teve postura firme e tomou a iniciativa de falar”, avalia. Contribui para derrubar a tese o fato de o vice-prefeito Horácio Reis pertencer a uma ala do PT que quer lançar a deputada Teresa Leitão como candidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário