terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Encontro de bonecos reúne 100 gigantes na Cidade Alta


Eram 11h40 quando os clarins anunciaram a saída do bloco, debaixo de forte chuva, mas com o calor dos foliões


 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Os bonecos gigantes de Olinda mostraram, nesta terça-feira de Carnaval (21), que são bons de frevo até debaixo d'água. Pois é, choveu, e muito, bem na hora da saída do 25º desfile dos famosos bonecões, às 11h40, no Largo do Guadalupe, bairro do Sítio Histórico. A festa é dedicada ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião.
A manhã prometia ser de sol e cerca de cem gigantes estavam enfileirados na Rua Cândida Luísa, perto da Igreja de Guadalupe, esperando o toque dos clarins. A chuva chegou antes, mas não tirou o ânimos dos carregadores de bonecos, dos foliões, das orquestras e dos passistas de frevo que acompanham o bloco.

Confeccionados com papel maché, fibra de vidro e
resina, os bonecos ganham vida nas ruas e ladeiras de Olinda, com sorrisos estampados nos rostos, requebros e reverências aos foliões que acompanham o desfile das janelas das casas. Montados, os gigantes alcançam 13,40 metros de altura. O peso, desde 1995, oscila de 13 a 14 quilos. Ficaram mais leves.
Este ano, o artista plástico Sílvio Botelho, criador do encontro de bonecos de Olinda, aumentou o percurso do bloco, incluindo a Rua Prudente de Moraes. O cortejo passou pelo Largo do Amparo, seguiu pela Rua do Amparo, Quatro Cantos e Rua Prudente de Moraes. Depois, retornou pela Igreja de São Pedro para pegar a Rua de São Bento, até a sede da prefeitura.
Um boneco de Luiz Gonzaga segurando a sanfona ocupou o primeiro posto no cortejo dos gigantes, neste último dia de Carnaval em Olinda. Era conduzido por Pedro Garrido da Silva, 53 anos, o carregador oficial do Homem da Meia-Noite. Recebeu aplausos por onde passou, principalmente quando o experiente Pedro Garrido se curvava para cumprimentar os foliões, ignorando a chuva. Aliás, só parou de chover quando os bonecos estavam na Rua do Amparo, mais de meia hora depois do início do desfile. O show continua em Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário