sábado, 17 de setembro de 2011

Deputada usa Olinda como exemplo de combate ao analfabetismo



A ex-prefeita de Olinda (PE), hoje deputada federal pelo PCdoB de Pernambuco, Luciana Santos, comemorou os dados do último censo do IBGE que apontam para quase 93% de alfabetização na faixa etária acima de 15 anos na cidade em que governou por duas vezes. Em discurso, nesta sexta-feira (16), na Câmara dos Deputados, ela lembrou que a educação é “o melhor e mais eficiente combustível para o desenvolvimento deste País”.


A parlamentar disse que os resultados obtidos por Olinda foi maior do que a média nacional porque, quando era Prefeita, desenvolveu um esforço conjunto — Governo, Prefeitura, sociedade civil e iniciativa privada —, no sentido de lutar pela erradicação do analfabetismo no município.

E contou como essa união de esforços se desenvolveu . “Contamos com a colaboração inestimável dos agentes de saúde; fizemos rodas de leituras em feiras, na praia; mobilizamos a iniciativa privada, que participou ativamente da alfabetização, por exemplo, dos garis e margaridas da nossa cidade, que receberam sala de aula dentro da própria empresa que prestava serviços de limpeza urbana em Olinda”.

Participaram também do esforço os estudantes - universitários e de outros níveis escolares -, “todos nessa perspectiva de criar um ambiente favorável à luta pela erradicação do analfabetismo”, ressaltou Luciana Santos.

Ela recordou a formatura de uma das turmas, que contou com 3.500 pessoas recém-alfabetizadas, numa cerimônia emocionante em que esteve presente o ministro da Educação, Fernando Haddad, e outras personalidades. A parlamentar recordou a fala da oradora, uma senhora de 85 anos, que disse: “Conquistei o direito de ler e escrever. Voltei a sonhar e pude ajudar meu país a combater o analfabetismo”.

“A cidadania expressa na frase daquela sábia senhora, refletida nos olhos daqueles que descobriam um novo mundo através da leitura foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida pública e serviu de estímulo para continuarmos, por toda a nossa gestão, perseguindo a erradicação do analfabetismo”, afirmou a deputada, acrescentando que “a cada turma que se formava nós celebrávamos como um momento de conquista para a população”,.

Na zona rural de Olinda, apesar de todas as dificuldades, o número de alfabetizados aumentou em quase 9%. “Todos esses números se tornam um exemplo de validade dos investimentos em educação e só se tornaram realidade porque tivemos um contexto de transformação social a partir do Governo Lula, que garantiu condições para reduzir pela metade o número de pobres neste País”.

Momento propício


Para Luciana Santos, o momento é propício para dar continuidade ao processo de erradicação do analfabetismo no Brasil. “Vivemos um momento extraordinário em nossa história mais recente, a partir do ciclo político inaugurado pelo ex-Presidente Lula, em 2003. E agora, com a continuidade desse projeto, com a eleição da primeira Presidenta da República, Dilma Rousseff, estamos construindo um novo projeto de desenvolvimento nacional, com o objetivo de erradicar a miséria, fortalecer o mercado interno brasileiro, desenvolver a economia do País e lutar pela unidade dos povos da América Latina”.

“A luta contra o analfabetismo caminha de mãos dadas com a luta pela erradicação da miséria e da pobreza, e chegou a hora de encararmos a educação como direito estratégico para a construção do País que nós queremos e merecemos”, afirmou a parlamentar, destacando que dentro do Plano Brasil sem Miséria, lançado pela presidente Dilma, “é estruturante que esse plano caminhe junto com a erradicação do analfabetismo em nosso País”.

Segundo ela, a educação tem caráter estratégico e estruturante para o Brasil, “na medida em que um povo com nível cultural elevado tem capacidade de transformar e de manter as transformações e os ganhos de maneira diferenciada”.

Comprometida com o prosseguimento da luta contra o analfabetismo, a parlamentar destacou que “para que possamos de fato construir um País diferenciado, um País que faça jus ao seu tamanho, às suas vocações, às suas potencialidades, sem dúvida deveremos perseguir com muita determinação a elevação do nível cultural da nossa gente, do nosso povo”.

E conclui dizendo que “Olinda, minha cidade querida, está próxima, muito próxima, de ser território livre de analfabetismo. O Governo do Prefeito Renildo Calheiros dará grande contribuição nesse sentido, dando continuidade a todas as ações que envolvem desde a educação infantil até as pessoas de faixa etária mais longeva, para poder dar conta desses nichos populacionais que ainda estão fora da alfabetização”.

De Brasília
Márcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário