sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Olinda prepara programação especial para a Semana Nacional de Trânsito


Atividades educativas acontecem do dia 19 até o dia 30 de setembro em todo o município

Por Maria Helena Monteiro
Trânsito. Foto: Passarinho/Pref.Olinda
Foto: Passarinho/Pref.Olinda
A Prefeitura de Olinda preparou uma série de atividades para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema este ano “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”. Do dia 19 até o dia 30 de setembro, estão programadas ações de mobilidade viária, blitz educativas, além de um dia sem carro na orla da cidade.
A abertura oficial das atividades acontece na próxima segunda-feira com a cerimônia de entrega dos prêmios sobre as melhores redações sobre educação no trânsito, feita pelos alunos da Escola Municipal Duarte Coelho, no Carmo, às 10h. Os textos foram produzidos pelos estudantes, com base nas aulas ministradas pelos agentes de trãnsito do município, durante o último mês, em uma ação pioneira no Estado. Uma comissão avaliou o material produzido e os dois melhores textos serão premiados com bicicletas.
Ao longo da semana serão realizadas Ondas Verdes, nos horários de pico do tráfego – das 6h, ás 9h da manhã e das 18h às 20h, na entrada e saída de Olinda. Também será realizado um trabalho educativo com pais e alunos nas escolas, sobre estacionamento irregular e segurança no trânsito.

Um dia sem meu carro

No dia 22, os moradores de Olinda serão convidados a vivenciar um dia especial. Das 5h às 14h, a orla do município estará fechada para a prática de atividades físicas, ações educativas e música, com a participação de bonecos gigantes e orquestra de frevo. O projeto chamado Um dia sem meu carro na rua do lazer, visa estimular a população a evitar o uso do carro em situações desnecessárias, colaborando para a fluidez do tráfego e a diminuição da poluição.
Os moradores terão professores de educação física à disposição para aulas de ginástica, aulas e demonstração de hip hop e grafitagem e torneio de dominó. Agentes de trânsito também estarão no local tirando dúvidas sobre o código de trânsito. O bloqueio acontece das 5h às 7h30, da Praça 12 de Março, até a a Rua Tertuliano Feitosa. A partir das 7h30, o bloqueio é deslocado para a Rua Eduardo Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário