quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Olinda participa do XII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos


O evento acontece de 20 a 23 de setembro em Salvador, com o objetivo de reafirmar o compromisso da sociedade com a EJA

Por Liliane Alves
Marca do XII Encontro Nacional de Educação de Jovens e AdultosAcontece de hoje (20) a 23 de setembro, em Salvador/BA, o XII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – ENEJA. As delegadas representantes do município de Olinda, Carminha Pontes (Gestora), Rejane Dantas (Professora) e Ceiça Axé (Movimentos Sociais) participaram dos encontros municipal, metropolitano e estadual do EJA, e foram eleitas para participar deste encontro nacional. O objetivo deste fórum é reafirmar o compromisso com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendida como um direito público subjetivo de todos.
De acordo com a delegada Carminha Pontes, “É preciso que a sociedade compreenda que alunos de EJA vivenciam problemas como preconceito, vergonha, discriminação, críticas dentre tantos outros. E que tais questões são vivenciadas tanto no cotidiano familiar como na vida em comunidade”.

Carminha enfatizou ainda que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida. “Sabe-se que educar é muito mais que reunir pessoas numa sala de aula e transmitir-lhes um conteúdo pronto”.
Educação de Jovens e Adultos - O público da EJA constitui-se basicamente de pessoas jovens e adultas às quais foi negado o direito à educação na infância, seja pela falta de vagas seja pelas condições socioeconômicas desfavoráveis a que vivem submetidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário