terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conferência das Mulheres de Olinda começa no dia 30



Está tudo pronto para a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Olinda. O evento, que será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Academia Santa Gertrudes, às 14h, ocorre depois de um mês de intensa preparação.


Em todo município foram realizadas as pré-conferências, que além de elegerem 250 representantes de todas as regiões político administrativas de Olinda, apresentaram as cidadãs o porquê da realização da conferência e seus princípios norteadores. Entre as autoridades presentes estarão o prefeito Renildo Calheiros, a deputada federal, Luciana Santos, o secretario de Desenvolvimento Social, Cidadania de Direitos Humanos, André Cândido, a Coordenadora das Mulheres de Olinda, Eliane Cavalcanti, além de líderes de movimentos sociais de diversos segmentos.

Tendo como objetivo principal definir uma agenda de prioridades para a implementação de políticas para mulheres de Olinda, chamada de Plano Municipal de Políticas Públicas, a IV Conferência terá como tema: “Construindo a igualdade de gênero: rumo à cidadania Feminina”. Na ocasião as participantes serão divididas em cinco grupos, cada um com um eixo de discussão, serão eles: I – autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social; II- Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica; III – Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; IV – Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; V- Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Os grupos ficarão responsáveis por avaliar as políticas já existentes no município e propor novas ações que serão votadas e irão compor o Plano Municipal. Ainda na Conferência serão eleitas para o próximo biênio, os novos membros do Conselho da Mulher, formado por representantes da sociedade civil, dos movimentos sociais e do governo. A conferência da mulher se firma como um importante instrumento em defesa da cidadania feminina, num momento que se consolida o poder e a influência da mulher internacionalmente, através da presidente da nossa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário