segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bonecos gigantes de Olinda (PE) viram tema de filme e livro


Curta e livro dão voz a quem faz, carrega e curte as figuras do Carnaval. Lançamento das obras acontece nesta sexta (7), na sede da Prefeitura

Os bastidores do universo dos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda e a relação que populares, foliões e turistas têm com essas figuras viraram filme e livro. O curta-metragem documental "Gigantes" e o catálogo "Bonecos na Ladeira, valorizando a cultura popular da cidade de Olinda" serão lançados nesta sexta-feira (7), em cerimônia que acontece na sede da Prefeitura, no Sítio Histórico, às 19h.

Com 18 minutos de duração, "Gigantes" é o primeiro filme do diretor Raoni Moreno. Foi gravado digitalmente em alta definição, em 2010, e depois foi finalizado em 35 mm. A película dá voz a quem faz, a quem carrega e a quem curte os bonecos que tomam conta das ladeiras durante o Carnaval. O filme tem depoimentos de anônimos e famosos, como o bonequeiro Sílvio Botelho e o historiador Olímpio Bonaldi.

O Homem da Meia Noite – que na verdade não é um boneco e, sim,
uma calunga, personagem do candomblé – virou a estrela do documentário. As reações que o mais antigo personagem gigante de Olinda desperta em seus admiradores foram exploradas pelo diretor, assim como a participação da artista plástica Tereza Costa Rêgo, conhecida como a 'namoradinha' do galante.

“Não tivemos um pré-roteiro e sim um mote inicial. O convite surgiu três dias antes do Carnaval começar, então tive a liberdade para tomar o caminho que eu quis, a partir do que eu apurasse na rua. Ao todo, foram cinco dias de gravação, 30 horas de filme e um ano de montagem", disse Moreno.

O livro tem textos de Adriana Victor e fotos de Dudu Schnaider, Hans von Manteuffel e Angelo Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário